Avalie o posicionamento da sua empresa.

Safemode Safety Benchmark

O Safemode Safety Benchmark permite avaliar o posicionamento competitivo das organizações face aos principais agentes, a nível de segurança, a atuar no mercado.

As diferentes etapas possibilitam:

(i) uma avaliação das medidas e sistemas em vigor, de forma a conhecer, em profundidade, a forma de organização da empresa, dos seus serviços de Segurança e Saúde no Trabalho e o envolvimento dos trabalhadores nos processos e atividades;

(ii) um melhor nível de conhecimento sobre o grau de empenho e envolvimento da gestão nos processos que envolvem a Segurança e Saúde no Trabalho;

(iii) apurar a orientação estratégica e capacidade de gestão em matéria de Segurança.

A análise assenta num conjunto de 7 vetores, posteriormente contrastados, com um benchmark do mercado, permitindo uma visão sobre o estado da Empresa e respetivo posicionamento dentro de um sector de atividade específico ou área geográfica.

  


Vetores de análise

  Visão e cultura

Avaliação da política e objetivos assumidos por toda a estrutura da empresa conducente à adoção e consolidação de comportamentos seguros.

  Organização

Caracterização dos diferentes aspetos inerentes à organização dos serviços de segurança e emergência, permitindo determinar o estado de maturidade da segurança da empresa.

  Medidas e sistemas

Avaliação das atividades dos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho, permitindo conhecer a forma de organização da empresa e dos seus serviços, bem como avaliar o grau de empenho e envolvimento dos diferentes níveis da organização nestes processos.

  Sinistralidade

Quantificação e caracterização da sinistralidade, cálculo dos índices reconhecidos pela Organização Internacional do Trabalho permitindo a comparação dos resultados com outras organizações do mesmo setor de atividade.

  Auditorias

Avaliação da existência de programas estruturados, internos e externos, de auditorias aos sistemas de Segurança e Saúde no Trabalho e da implementação de mecanismos de controlo e inspeção.

  Avaliação de risco

Avaliação de risco nas suas múltiplas dimensões, bem como a análise dos acidentes, sendo possível ao longo do tempo a comparação entre o estado inicial e as fases subsequentes, bem como a comparação dos resultados com outras organizações do mesmo setor de atividade.

  Formação/Informação

Determinação do grau de atualização, mecanismos e canais de divulgação internos da organização e respetivo estado de implementação.

A Safemode apresentou, nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2013, os resultados da 1ª edição do estudo Organização da Segurança e Saúde no Trabalho em Portugal.
Este estudo teve a participação de diversas empresas, com o objetivo de analisar e avaliar como é perspetivada a Segurança e Saúde no Trabalho no nosso país.

Saiba mais sobra as conclusões deste estudo em SST e SSB.